SOBRE O ESTADO DE CONSERVAÇÃO DOS GIBIS DA TEXAS RANGER GIBITERIA
O que é importante saber
Nossos produtos são usados (salvo quando indicado com a etiqueta NOVO) e, portanto, sujeitos à ação do tempo. Podem apresentar características como amarelamento do papel, pequenas manchas, pequenos amassados, marcas de dobra ou páginas dobradas, cantos levemente amassados, lombadas inclinadas, assinaturas ocasionais e pequenas partes rasgadas.
Se pretende adquirir algum produto conosco é fundamental você atentar-se às informações abaixo de modo a não criar expectativas irreais com relação aos nossos produtos.
Recomendamos que inclua estes fatores no momento de decisão da sua compra.
Algumas explicações mais detalhadas
A Texas Ranger Gibiteria procura dar especial atenção à questão do estado de conservação das revistas, porém não prometemos entregar somente revistas em perfeito estado. Entendemos que a grande maioria dos nossos clientes são colecionadores exigentes e, portanto, cientes de que o estado de conservação das revistas é um fator crítico em sua decisão de compra e consequentemente este será um dos principais pontos de medida da qualidade do nosso produto.
Acreditamos que é nosso dever informar nossos clientes e manter transparente a política da nossa empresa em relação a este tópico. Procuramos detalhar neste texto como é o processo de compra e seleção das revistas adquiridas pela Texas Ranger Gibiteria e quais são os parâmetros adotados na incorporação ou rejeição de um produto no nosso estoque.
Lembrando novamente que Texas Ranger Gibiteria é uma loja on line de quadrinhos, ou seja, uma loja de artigos usados, apontamos que uma das principais características do nosso negócio é de que não trabalhamos com um produto homogêneo. Isto significa que podemos ter 10 revistas do Tex da Editora Mythos todas do número 405, por exemplo, porém cada uma delas poderá ter individualmente alguma característica específica do seu estado de conservação que a distingue de outra.
Por razões práticas e de custos, não é possível cadastrarmos 10 revistas do mesmo título e numeração e em cada um dos cadastros informarmos detalhadamente o estado de conservação de cada uma delas. Isto tornaria o nosso negócio inviável economicamente.
O caminho que encontramos é dar mais informações acerca do que consideramos como ACEITÁVEL, e, portanto adequado para ser comercializado, e o que consideramos INACEITÁVEL, sendo dada outra destinação e não entrando no estoque da empresa.
Como consumidor você tem todo o direito de não concordar com os nossos parâmetros do que é aceitável e inaceitável, afinal isto tem a ver com os padrões de exigência de cada um. Se o seu padrão divergir do nosso recomendamos que NÃO adquira o produto em nosso site, pois pode acontecer de não correspondermos às suas expectativas.
O conceito do que é uma revista em bom estado e o que é em mau estado, do que é aceitável e do que é inaceitável é bastante relativo e subjetivo. A experiência nos mostrou que uma mesma revista pode ser considerada em mau estado para um cliente e em ótimo estado para outro. O que para alguns é motivo de frustração, para outros é motivo de realização.
E qual é o critério da Texas Ranger Gibiteria?
É bem simples: quanto mais raro for o gibi, maior será a tolerância em relação ao seu estado de conservação.
Claro que existe um limite para nossa tolerância. O gibi não pode estar com páginas faltando, rasgado, pintado, sem capa ou danificado pela ação de insetos ou umidade.
Vamos dar alguns exemplos para que você possa entender melhor. Se você estiver procurando qualquer edição de gibi publicados pela Panini, nossa tolerância para defeitos será bem baixa, pois em geral são itens bem fáceis de achar em excelente estado, portanto não faz sentido colocarmos à venda itens que não estejam muito bem conservados.
Entretanto, se você quer edições da EBAL dos anos 1940, saiba que nesse caso trata-se de gibis bem mais difíceis de achar e nossa tolerância em relação a estado de conservação será mais alta. Se você quer gibis dessa época em estado de banca, será pouco provável que consigamos lhe atender neste padrão, embora haja uma pequena possibilidade disto acontecer. Se resolver fazer a compra mesmo assim, deverá estar ciente de que poderá receber um produto que não está no SEU padrão, mas que foi deixado claro por nós que isto poderia acontecer. Existem duas razões para que nossa tolerância no caso de gibis raros seja maior. A primeira é que se nossa régua de seleção for muito elevada, quase nunca teríamos gibis dessa época disponíveis para venda no site, pois a oferta de itens em estado de banca é quase nula. A segunda razão é que conhecemos como grandes colecionadores brasileiros fizeram as suas coleções. Grandes coleções são formadas por um sistema de melhoria contínua na qualidade do acervo, ou seja, o colecionador compra o que existe disponível e se algum número está em mau estado, ele fica atento para substituí-lo por um outro exemplar em melhor estado quando uma oportunidade surgir. Ninguém faz uma grande coleção, com muitos gibis raros e valiosos, comprando apenas quadrinhos em estado de banca. A melhor prática é comprar o que tem e posteriormente substituir por itens de melhor qualidade.
Por outro lado, se você quiser comprar uma edição do Tex Mensal da Editora Mythos, poderá ter certeza de que a edição que vai receber está em ótimo estado, praticamente em estado de banca.
Quando fazemos novas aquisições, já no momento da avaliação fazemos uma triagem do que está em condição ACEITÁVEL e do que está em condição INACEITÁVEL. Depois de feita a aquisição, as revistas ainda passam por mais duas triagens – no momento da separação e no momento da embalagem, onde mais uma vez as revistas que não estão em bom estado são retiradas do processo.
Algumas revistas quando possível, são restauradas, mas isso é indicado no anuncio da mesma, de que forma e onde foram restauradas, para o cliente estar ciente.
E para onde as revistas descartadas vão?
Existem dois caminhos: se ainda houver condição de leitura, são doadas para entidades assistenciais ou bibliotecas de escolas públicas. Caso não haja condição de leitura, vão para a reciclagem de papel.
As revistas aceitas neste processo são incorporadas ao acervo da Texas Ranger Gibiteria e disponibilizadas para venda. Todo o cuidado é tomado para que não sejam aceitas no estoque revistas fora do nosso padrão, mas mesmo assim podemos falhar. Lidamos com grandes volumes de revistas e títulos, de inúmeras procedências e alguma falha pode ocorrer neste processo de seleção, por mais cuidado que tenhamos. Ocorrendo esta falha, basta nos informar e faremos a devida troca ou compensação.
Esperamos que de posse destas informações você possa sentir-se mais seguro ao efetuar uma compra conosco.